sábado, 21 de setembro de 2013

Lua




       

                    Esta mesma lua que vejo aqui, quantas pessoas mais, nos mais diversos lugares, estão vendo, sonhando magnetizadas sob o efeito de sua luz?
                                  Esta mesma lua  que agora me encanta, está pendurada nos céus das cidades e campos do nosso Estado, País e de tantos outros países e recantos do Universo. Tantas culturas, crenças, sentimentos diferentes e ela soberana, encantando a todos sem distinção. É fascinante!
         A mesma lua nas grandes e pequenas cidades, nos campos, nas matas, mergulhada nos mares, nos rios; espichada numa cachoeira, torcida, quebrada, nos lagos, nas poças d'agua ou em qualquer outra superfície que lhe sirva de espelho.
                Derramando sua luz, sem discriminação, sobre os alegres e os tristes, os que sofrem e os que estão felizes, os que riem e os que choram; sobre os ricos e os pobres, os crentes e os descrentes.
              A todos ela mostra sua beleza, a todos ela se dá, sem preconceitos, sem reservas, indiferente, apenas se derrama sobre tudo e sobre todos. Apenas se dá. Aos namorados e aos solitários, aos que brincam e aos que brigam, aos que amam e aos que odeiam. 
           Por sobre todos ela se derrama e penetra nos quartos dos amantes, atrevida banha com sua luz corpos nus e apaixonados, sabe de segredos jamais revelados, espia carinhosa e furtiva a lágrima de alguém na solidão de seu quarto e beija-lhe o rosto ternamente, ou travessa, brinca com o sorriso solitário pendurado num rosto sonhador que surpreende ao entrar por uma janela semi-aberta.
               Lua. Usada como cúmplice de quem quer seduzir. Usada como cúmplice de quem quer ser seduzido.
            Lua. Cantada em verso, cantada em prosa, fonte inesgotável  de poetas e compositores. Misteriosa e bela. Lua cheia de encantos e mistérios. Lua.
                Em todas as suas fases exerce influência sobre as pessoas. Em cada uma de suas fases existe uma porção de coisas que se pode  e não se pode fazer, que se deve ou não fazer. Mas a lua cheia é a mais misteriosa. Lua dos lobisomens e assombrações, mas também, das paixões e do romantismo. Tantas lendas e crendices, mistérios e encantos, giram em torno desse pontinho luminoso que nos deixa boquiabertos com tanta beleza.
           Nas canções sofisticadas e nas canções ditas bregas tu apareces; testemunha discreta...ou indiscreta...de beijos e abraços, sussurros e palavras loucas, de carinhos roubados e amores proibidos, mas também de grandes e verdadeiros amores; companheira cúmplice dos namorados, amiga silenciosa e querida dos que estão sozinhos, tristes, alegres, felizes ou emocionados.
                 Lua. Simplesmente Lua.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários